Olhando para o nosso negócio, há coisas que sabemos claramente.
Umas colocamos em prática…
Outras nem por isso.
(Apesar de sabermos que seriam boas para o nosso negócio).
Depois há coisas que temos consciência que não sabemos.
Ou porque nos falta o conhecimento ou porque nos falta a experiência.
E, depois, há aquelas coisas que não sabemos que não sabemos.
Acontece-nos a todos.
Olhamos para o lado e vemos alguém que parece que tem tudo sob controlo e está a crescer imenso.
E nós…, nem por isso.
Pelo menos, não à velocidade que desejaríamos.
E pensamos:
“O que é que ele/a sabe que eu não sei? O que é que me está a escapar?”
E não fazemos a mínima ideia…
No outro dia estava a pesquisar sobre este tema e encontrei um artigo no blog do Simon Sinek, autor do best-seller “Primeiro Pergunte Porquê”, em que ele fala precisamente disto. Diz ele:
“Você não sabe o que não sabe, nunca houve uma frase mais verdadeira alguma vez pronunciada. A questão é, sabendo que não sabemos tudo, qual é a melhor maneira de aprender mais?
A resposta é ironicamente óbvia: olhe para fora. Não estou a falar de algum ponto de vista existencial, quero dizer, literalmente, olhe para fora.
Afaste-se da sua mesa e faça alguma coisa, veja alguma coisa, leia alguma coisa ou ouça algo que não tenha nada a ver com o seu trabalho. Faça algo que não tenha nada a ver com o que você sabe.
A maioria de nós fica em nosso sector para nos ajudar a ser melhores naquilo que fazemos. Lemos as negociações de nossa própria indústria, participamos das conferências de nossa própria indústria, conversamos com outras pessoas de nossa indústria e fazemos aulas oferecidas por “especialistas” de dentro.
Embora possamos aprender peças e fragmentos dessa maneira, nunca podemos aprender a inovar e resolver problemas ou a pensar de maneiras novas desta forma.
Para pensar de maneira diferente, precisamos olhar para fora de nossas próprias indústrias. Se virmos e aprendermos como os outros resolvem problemas, podemos adaptar e aplicar as mesmas lições ao nosso próprio trabalho. Leia sobre a crise dos mísseis cubanos e podemos aprender como sair de uma situação complicada.
Assista a um documentário sobre origami e podemos aprender a ver as coisas de forma um pouco diferente. É daí que vem a inovação.
A inovação vem da resolução de ideias como ninguém na nossa indústria… mas essas ideias têm que vir de algum lugar… em algum lugar fora.”
E é precisamente porque às vezes é útil olhar para fora da nossa indústria, para podermos inovar, que incluímos na OMNI Exclusive exemplos de sucessos noutras indústrias que podem ser aplicados ao imobiliário.
Para te ajudar a pensar diferente e a inovar.
É claro que as melhores práticas do nosso mercado também estão lá!
E esta semana estamos a fazer uma promoção especial de segundo aniversário, oferecendo condições únicas a quem subscrever.
Se estás interessado, não te distraias com o tempo e trata já disso.
Não te vais arrepender.
Um abraço e tem um excelente dia,
Marco Paulo Costa
www.omeunegocioimobiliario.com
Descobre como alavancar os teus resultados apenas com referências recebidas de antigos e actuais clientes.
Disponível apenas por tempo limitado...